Risoto!

I'M STILL WATCHING YOU ;P

Ifluência do Iluminismo no Brasil

O iluminismo na Europa incentivou muitos pensadores e intelectuais aqui no Brasil, essas idéias vinham através de estudantes filhos de pessoas ricas que viajam para Europa para estudar, pois no Brasil não havia universidades e dentro de livros franceses contrabandeados.

O contato direto com as ideias do século, fez os estudantes se entusiasmarem, e voltavam da Europa com aquelas ideias iluministas na cabeça, mas não poderiam nem pensar em contá-las a todos, pois Portugal proibia esse tipo de conversa iluminista em sua colônia porque qualquer ideia daquela poderia provocar uma revolução no Brasil e eles acabariam perdendo sua “vaquinha de leite”, alias, quem fosse pego falando do iluminismo era preso, julgado e poderia ser expulso do Brasil sendo mandado  para a África. Aconteceu isso com muitos.

A situação era terrível pros colonos, Portugal não afrouxava os impostos, e pior, aumentavam ainda mais, com a queda da produção de ouro nas minas, a colônia não conseguia cumprir mais as 100 arrobas (1500 kg) de ouro que tinham que juntar durante um ano, então, a coroa realizava a Derrama, os soldados entravam nas casas das pessoas e retiravam seus objetos de valor até cobrirem a parte do ouro que ficou faltando.

As pessoas então começaram a se reunir secretamente para discutir as idéias iluministas, essas idéias  se encaixavam como uma luva para o Brasil, a independência dos EUA era sempre citada com entusiasmo nessas reuniões secretas. Em Minas Gerais e Bahia não ficou só na conversa, as pessoas chegaram a organizar um movimento para lutar pela independência, mas foram traídas por companheiros que os denunciavam em troca de perdão das dividas com a coroa.

Esses movimentos foram: A Inconfidência Mineira em Minas que terminou com a deportação de várias pessoas ricas e a execução de Tiradentes (que era o único pobre dos inconfidentes) e, a Conjuração Baiana na Bahia que além da independência queria acabar com a diferença racial entre qualquer pessoa, inclusive essa revolta teve mais apoio do povo do que a Inconfidência Mineira.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: