Risoto!

I'M STILL WATCHING YOU ;P

Sistema Agropecuário

No Brasil esse sistema é responsável por grande parte da economia do país, sendo um dos países que mais produzem alimentos do mundo.

Os principais responsáveis pela produção desse setor estão nos interiores de todo o país, é feito a por famílias com grandes propriedades, que produzem frutas e hortaliças e tem criações de animais para abate.

Hoje, há uma grande diferença no modo de produção, mesmo sendo administrada por famílias a escala de produção é industrial, isso se deve ao avanço do modo produtivo ao todo: as ferramentas ficaram mais modernas, os agrotóxicos e adubos evoluíram com a aplicação da biotecnologia, há também o uso dos alimentos transgênicos que são mais resistentes às pragas, insetos e doenças, esses fatores fizeram que fosse possível produzir nessa escala, trazendo um crescimento grande para a economia. Mas ainda assim, uma parte da população “passa fome”, os impostos aplicados fazem  produto final chegar às prateleiras muito caro e, além disso, há certo receio no consumo dos alimentos transgênicos e os alimentos orgânicos (livres de agrotóxicos) são inacessíveis para a maioria da população por causa do seu preço muito superior.

.

A estrutura fundiária do Brasil é desigual e cria muita confusão para todos, pois os trabalhadores sem terra (MST) lutam pela reforma agrária o que deixaria muito dono de grandes terras não muito satisfeito. O governo apóia os trabalhadores dá terra aos trabalhadores, que por sua vez alguns vendem essa terra e volta para pedir mais terra. Isso acaba gerando uma discussão que se arrasta por vários anos.

É muito discutido hoje também o destino da maioria dessa produção, sendo que grande parte vai para exportação, o dinheiro fica com o dono da propriedade e os envolvidos nesse gigante sistema, pra população menos favorecida sobra o alto preço pelo que fica no país.

O grande problema é que a produção em qualquer setor é visando o lucro o fator humano é deixado pra segundo plano. Deveria existir uma lei que estimulasse mais a competição entre os produtores, por exemplo: diminuir o imposto pro produtor que deixa mais de 50% da sua produção no país, isso implicaria diretamente no peço final do produto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: